0

Porque festejamos o dia do Pai?

domingo, 18 de março de 2018

O dia do Pai teve a sua origem em 1909, em Washington, nos Estados Unidos, quando Sonora Louise Dodd decidiu homenagear o seu pai, John Bruce Dodd, veterano da guerra civil, por ter criado os  seis filhos sozinho, depois de ter visto a esposa falecer em 1898, a dar à luz o sexto filho. Depois de ter enviado a petição para a Associação Ministerial de Spokane, Washington, em 1910, o primeiro Dia do Pai norte-americano foi comemorado a 19 de Junho, dia do aniversário do seu pai. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas aos falecidos. No entanto, só em 1966, é que o presidente Lyndon Johnson, declarou o terceiro domingo de Junho como o Dia do Pai. 
O Dia do Pai existe em quase todo o mundo, havendo algumas diferenças, principalmente na data em que se comemora. Em Portugal, Espanha, Itália, Honduras e Bolívia, celebra-se a 19 de Março porque é o dia em que se festeja o dia de São José, pai de Jesus. 

Em outros países:

- Reino Unido e Argentina, comemora-se igualmente no terceiro domingo de Junho.

- Na Alemanha, comemora-se o Dia do Pai, 40 dias após a Páscoa. Costumam sair à rua para passeios de bicicleta e fazer piqueniques. 

- No Brasil, comemora-se a 14 de Agosto, dia de São Joaquim, patriarca da família. 

- Na Suécia, Finlândia, Estónia, Islândia e Noruega, festeja-se no segundo domingo de Novembro e costuma fazer-se uma espécie de caça ao tesouro parábola pais encontrarem os presentes.

- Na China, festeja-se a 8 de Agosto, o oitavo dia do oitavo mês, porque em mandarim as palavras “oito” e “agosto” são muito parecidas à palavra “pai”.

Mas independentemente das diferenças e do lado comercial que ganhou nestes últimos anos, vale muito a pena ser comemorada. Parabéns a todos os Pais! 





Sem comentários

Enviar um comentário

Blogs Portugal