1

Será possível saírem de casa sozinhos?

sexta-feira, 23 de outubro de 2015


Esta notícia chocou muitos pais e está a gerar diferentes opiniões relativamente à entrega das crianças à Comissão de Menores. 
Por experiência, os meus filhos que costumam estar num espaço fechado com grade (cozinha e sala), que raramente estão mais que 5 segundos sozinhos, movimentam-se tão rápido, que quando olhamos, um pode estar escondido atrás do sofá, o outro em cima e o terceiro a mexer onde não deve. Geralmente, quando actuam sozinhos são menos engenhosos, mas  em grupo, um diz mata o outro diz esfola e o terceiro nem quero imaginar. Durante a noite, tenho a certeza que no momento que acordem e decidam pular as grades da cama serão capazes de correr a casa de uma ponta à outra. E com a obsessão que têm pelas nossas chaves, também não me admiro que daqui a 6 meses, consigam abrir as portas, principalmente a Maria.
Com isto, quero dizer que não me estranha que este dois gémeos de 3 anos tenham saído de casa a meio da noite para brincar. É muito fácil uma mãe estar cansada e cair num sono ininterrupto, quanto mais uma mãe de dois pares de gémeos, com os mais novos com problemas de saúde. É demasiado desgastante ter crianças fechadas em casa, dia após dia, constantemente a testar os pais e a explorar todos os cantos da habitação.
Eu não sei quais os motivos pela qual esta família já estava sinalizada, mas lamento a acção da nossa comissão de protecção de menores que prefere retirar violentamente quatro crianças a uns pais que aparentemente estavam preocupados com os filhos, que ajudá-los na educação dos mesmos e dar-lhes todas as condições. Se os próprios pais já tinham exposto que a prioridade e a maior  preocupação era arranjar uma creche, porque é que ainda ninguém tinha resolvido a situação?! Parece que estavam mesmo à espera de uma falha para justificar a entrega das crianças a uma instituição.
De facto, este é um pequeno exemplo de muitos casos de crianças retiradas à família. Algumas com justificação, outras nem por isso. Não seria melhor, investirem nas famílias para que os filhos permanecessem no seu ambiente, do que entregá-los a instituições? 

1 comentário

  1. Concordo 100%, em vez de retirar as crianças à família deveriam ajudar a família a cuidar das crianças.

    ResponderEliminar

Blogs Portugal