0

3 dias de escola nova

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Três dias de jardim de infância já passaram e  tendo em conta o cenário, acho que o balanço é positivo e a adaptação está a encaminhar-se. Todas as crianças da sala, vinte e alguns, são novas na escola, ou seja, é normal haver muito choradeira, baba e ranho, todos os dias de manhã. O trio, por enquanto ainda não chorou desalmadamente. A Maria fica bem, o Diego fica tristonho e tem alguma dificuldade em largar-me a mão e o Dinis fica de lágrima no olho, implorando sempre por mais um beijinho. Não sei como seria se fossem individualmente, mas indo os três juntos, influenciam-se muito. Se o Diego vê o Dinis a chorar, também tem tendência a agarrar-se a mim e a Maria não vai brincar enquanto eu não sair. Tem vantagens e desvantagens. Quando os fui buscar, nos primeiros dois dias, pediram imediatamente para ir para casa, mas ontem já mais contentes, saíram e voltaram a entrar na sala, sem pressas de ir embora. As conversas entre eles e comigo demonstram o conhecimento da situação, que já andam na escola dos crescidos e que o Leo (antigo educador) ficou com os bebés, mas no momento de ficarem, ainda recuam. Já conhecem os nomes de muitos coleguinhas, qual o que chorou mais ou se portou pior e já falam das auxiliares e da educadora. 
Para mim, talvez esteja a ser mais difícil, como se calcularia. Não consigo (ainda) deixar de olhar para trás e não dar aqueles últimos beijinhos, que nunca mais acabam. A diferença entre o ambiente e funcionamento de uma creche e o jardim de infância (que não é necessariamente negativa) ainda me deixa ligeiramente insegura e "às aranhas". Acho que tenho dificuldade, aliás ainda não aceitei, que deixei de ter bebés e passei a ter três crianças pequenas. 

 

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogs Portugal