1

Primeiro dia de escola

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Hoje foi o início do ano lectivo para o Dinis, para a Maria e para o Diego. Um ano que começa numa escola nova, com rotinas diferentes e coleguinhas novos. Para ser sincera, não estava nos meus planos, levá-los já hoje, mas esta última semana terrível, fez-me mudar a calendarização. Adorei estar de férias com os meus filhos, adorei vê-los crescer e desenvolver tanto nestas duas semanas, mas já estavam num estado de excitação máximo em que não queriam dormir, só gritavam, implicavam uns com os outros e a minha cabeça estava prestes a explodir. A mudança das rotinas durante a primeira semana de férias fez-lhes muito bem, acho que serviu para desligarem, mas na segunda, começaram a aparecer muitas mais birras e o comportamento a piorar. Por esta razão, e também para ter tempo de comprar e preparar o material pedido, hoje iniciaram uma nova étapa das suas vidas, a entrada no jardim de infância. Como correu? Acho que correu bem! Foram logo de manhã, almoçaram e dormiram a sesta. Apenas o Dinis e o Diego choramingaram pela mãe, um pouco após ter abandonado a sala, mas de resto, comeram e dormiram. O melhor? Dormiram a sesta sem fralda e sem descuidos, uma grande preocupação para mim, uma vez que ainda usavam em casa. Claro que quando lá chegámos de manhã e os senti agarradinhos às minhas pernas, me custou deixá-los, mas deixar transparecer a minha insegurança e o meu medo, iria deixá-los mais inseguros e tristes no momento da separação. Despedi-me sem grandes rodeios, com grandes beijinhos e reforçando que os iria buscar cedo, depois da sesta. 
Quando lá cheguei, entrei na sala e gostei do que vi, um grupo de crianças, inclusive os meus filhos, super concentrados a "trabalhar" motricidade fina, sem choradeiras e felizes. Nenhum perguntou pela sua mamã nem pelo seu papá. Os três levantaram-se com calma, abraçaram-me e reconfortaram-me o coração, mostrando que estavam felizes. Sei que haverão dias mais difíceis, em que ficarão a chorar, tal como acontecia na creche, mas por enquanto o feedback é positivo, gostaram de tudo! 

 

 

 

 

1 comentário

  1. E quando os vemos assim felizes ficaram felizes também!
    As gémeas poderiam ter entrado para o JI estes ano, mas à última da hora desisti! Achei que a entrada da mais velha para o 1º ano traria mudanças de rotina suficientes lá por casa (ainda por cima anda numa fase péssima de pesadelos diários e acaba por vir para a nossa cama a meio da noite, embora fiquemos todos chateados é algo que de há uns tempos para cá ela não controla...pondero até ir a um psicólogo, porque ela dormia sempre tão bem!). Por outro lado sinto que talvez precisassem de ter ido para o JI para estarem com mais crianças e moderarem as birras, ambas têm personalidade muito forte e torna-se complicado por vezes demovê-las!
    Cá fico para ver como se portam os teus :), bjos

    ResponderEliminar

Blogs Portugal