3

Depois da escola: ir para casa ou não!?

quinta-feira, 9 de março de 2017

Desde que o tempo começou a melhorar, depois de ir buscar os meus filhos à escola, temos aproveitado para ir ao parque, mas estou com dúvidas se continuo a fazê-lo ou não. Tento proporcionar-lhes esses momentos para que brinquem mais um pouco e aproveitem os dias mais compridos, antes de nos fecharmos em casa. Infelizmente, o que tem acontecido é que depois do parque, eles têm ficado ainda mais agitados e quando chegamos a casa só fazem asneiras. Correm de um lado para o outro, saltam que nem loucos do sofá, começam a atirar os brinquedos, a desarrumar outros tantos, já para não falar das birras atrás de birras. Acontece o mesmo depois da natação. Em vez de chegarem cansados e relaxados, ainda chegam mais excitados. E não são desses miúdos cheios de actividades, com pouco tempo livre para brincar, que vão tarde para casa. Começo a pensar que as actividades motoras os excitam demasiado em vez de os acalmar, e que portanto deveria mudar a estratégia. Desistir da natação está fora de questão, mas talvez considerar investir numa actividade mais intelectual no próximo ano lectivo.


 
 

3 comentários

  1. Bom dia! Vou dar a minha opinião como educadora de infancia,mas também como mãe. Assim posso comentar os dois lados da moeda. Ao dizer que as crianças chegam a casa ainda mais excitadas após as atividades motoras (que deveriam ficar cansados e relaxados), demonstra claramente que eles já estão muito cansados para tal e precisam do aconchego da casa. Um dia no jardim de infancia é muito cansativo! Fazem trabalhos, brincam sozinhos e com os pares, no espaço exterior correm, saltam... enfim! Não têm necessidade de gastar "ainda" mais as energias :) Outro erro que se comete é pensarmos nessa atividade intelectual. Ora vejamos, se a criança fica excitada depois de uma atividade livre no exterior, imagine a concentração, no final do dia, para ir a uma atividade intelectual. Quando eles estão cansados, muitas vezes demonstram com energia em excesso, com birras, com mau humor. O facto de regressarem a casa, já funciona como um regressar à calma. Sabe bem regressar a casa, onde temos os nossos brinquedos. É o nosso espaço, o nosso aconchego.
    Também nos sabe bem, a nós adultos, regressar a casa depois de um dia de trabalho ;)
    Um dia feliz para si e para os seus meninos!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas dicas. As tardes com os três às vezes são tão difíceis que tento mudar as estratégias, mas milagres não existem. Agora com o bom tempo, temos mais tendência a ficar na rua e pelos vistos não está a resultar. Também sou da opinião que não devemos enchê-los de actividades, porque o tempo que passam na escola já é demais, mas às vezes não sei o que fazer!😉

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, fica aqui uma sugestão e que tal regressar a casa e fazer uma atividade mais calma, como um conto, um livro de historias, na Mariana resulta para acalmar. Também já experimentei fazer como a Joana e correu mal com ela, embora a nós nos apeteça ficar um pouco na rua com eles quanfo o tempo está melhor.
    Como professora de educaçao física e desporto, estou de acordo com a Filipa, em tudo o que disse, se pensarmos em nós quando fazemos treinos fortesem que vsmos aos nosdos extremos, precisamos por norna quase uma hora para acalmar o sistema nervoso e basal...

    Beijinho Joana

    ResponderEliminar

Blogs Portugal