0

És meu amigo?!

quinta-feira, 30 de março de 2017

És meu amigo(a)? é uma das preguntas mais frequentes nos últimos tempos entre o trio, quase sempre associada à afirmação " se és meu amigo, brincas comigo" ou "se és meu amigo, eu empresto-te o meu brinquedo". Com três filhos da mesma idade, consigo apreciar as relações interpessoais intensamente, e de facto é uma delicia ouvir estes discursos entre eles, onde manifestam maturidade, melhoria na comunicação entre os pares e na partilha, ao ponto de me fazerem pensar que poderei estar a fazer um bom trabalho como mãe. Mas, estas "amizades" geralmente também são muito curtas e transformam-se em inimizades muito repentinas e favoritismos. São 3 e terminam por ter alguma opção de escolha. Ou seja, o que me deixa feliz por estarem a demonstrar sentimentos de amizade, também me deixa triste porque tenho de lidar e/ou ensinar a lidar com a frustração de um (felizmente não é sempre o mesmo) em sentir-se rejeitado pela(o) irmã(o), uma vez que apenas escolhem um para ser seu amigo(a), pelo menos, naquele instante. Nota-se entre os três alguma dificuldade em gerir com essa "rejeição", no entanto, não sendo nada científico, acho que os meninos demonstram mais tristeza que a menina. A minha posição no meio deste "jogo" de relacionamentos não tem sido fácil, no entanto tenho tentado transmitir que podemos ter vários amigos, que devemos ser amigos de todos e que para além disso, neste caso, são irmãos e têm de se apoiar e proteger uns aos outros. Não sei se será a melhor atitude ou a mais correcta, mas neste momento é a que me sai do coração! 

 

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogs Portugal