0

O descanso da mãe

domingo, 26 de junho de 2016

Agradeço diariamente os filhos saudáveis e felizes que tenho, no entanto ser mãe de trigémeos, é sinónimo de não descansar, não parar, não dormir uma noite seguida há quase 3 anos. Com três crianças em casa, a felicidade é diária e quase constante, mas há momentos que a mãe tem de saber parar, descansar e desligar um pouco. Uma tarefa bastante difícil para uma mãe completamente babada e dependente das suas crias, mas muito importante para a sanidade e equilíbrio mental de todos, porque se não estamos no nosso melhor, como cuidaremos dos nossos! Recordo-me sempre e tenho comigo alguns dos princípios da parentalidade positiva que fotografei numa palestra da psicóloga Mikaela Oven, e que acho fundamentais aplicar como mãe. Primeiro que tudo, temos de cuidar de nós e talvez por isso nas normas de segurança dos aviões nos dizem que, em caso de despressurização devemos colocar primeiro a máscara e só depois os filhos.  Não podemos querer ser perfeitas e incansáveis, temos de ser reais, assumir as nossas fragilidades e deixar de pensar que os nossos filhos não sobrevivem sem nós, que são só nossos. 
Isto para vos dizer, e justificar um pouco a minha ausência do blog, estava a precisar de repor o sono e tirei uns dias para mim, para recarregar energias. Sem remorsos e sem culpas, porque afinal as mães também precisam de descansar, ou pelo menos deveriam!

 
Retirado de uma palestra da psicóloga Micaela Oven


Sem comentários

Enviar um comentário

Blogs Portugal