0

Os erros mais frequentes dos pais no desenvolvimento da linguagem dos filhos

segunda-feira, 13 de junho de 2016

A propósito de um post anterior em relação ao uso de diminutivos por parte dos meus filhos, surgiram algumas questões/ comentários. Dessa forma, como terapeuta da fala quero alertar para alguns erros que os pais praticam habitualmente, muitas vezes de forma inconsciente, porque pensam que estão a facilitar a compreensão da linguagem, por parte dos filhos. Quem diz pais, diz avós, amas, educadores, todos os adultos que diariamente privam com os bebés e/ ou crianças numa fase tão importante como o desenvolvimento da linguagem.

1. Se a criança pronunciar mal uma palavra, não a repita. Diga a mesma palavra, mas de forma correcta, para que sirva de modelo.

2. Não usar diminutivos em excesso quando falam com as crianças. Ex: bananinha, o sapatinho, o gatinho...

3. Não utilizar palavras infantis que as crianças usam habitualmente (pó-pó, pé-pé para chupeta) ou não invente palavras infantis que substituam as reais.

4. Falar como se fala com os adultos, mas em frases mais curtas.

5. Não antecipar nem interromper a criança. É preciso dar-lhes o tempo necessário para explicar o que querem.

6. Não aceitar que a criança use os gestos para conseguir o que quer. Incentive a linguagem oral e se a criança ainda não fala deverá mostrar o nome real das coisas "queres a água?".

7. Falar ao nível da criança mantendo o contacto ocular, para que preste atenção nas expressões faciais e movimentos da boca.

8. Cada criança tem o seu ritmo, mas se notar que o seu filho está com dificuldades na aquisição da linguagem fale com o pediatra ou procure um Terapeuta da Fala.

 

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogs Portugal