3

No dia dos avós, perdemos uma avó

terça-feira, 26 de julho de 2016

Hoje podia ter sido um dia muito feliz, mas não o foi. O nosso dia dos avós vai ficar na nossa memória, mas por um mau motivo, a perda da minha avó. 
Conheci e convivi com os meus quatro avós. Não cresci diariamente com eles, mas passámos muitas horas juntos, que deixaram marcas na minha infância e na minha memória. Hoje perdi a minha avó, talvez a que mais presenciou a minha infância e o meu crescimento, assim como eu presenciei a evolução da doença no seu corpo, a doença de Alzheimer. 
Cada vez mais os avós têm um papel menos secundários na vida dos nossos filhos e eu só posso agradecer por isso. A ideia formatada de que os avós apenas estragam a educação que os pais dão aos filhos (salvo algumas excepções), está a cair em desuso, até porque muitos deles são quem educa, por falta de disponibilidade e exigências profissionais dos pais. Os avós tornam-se crianças e aproveitam os netos, brincam com outra disponibilidade, sem a pressão de horários e rotinas. Já chegaram a um patamar diferente, em que lhes é permitido quase tudo. Quando mais precisamos, eles estão lá. Ainda hoje, o Dinis ficou novamente doente, e a avó disponibilizou-se de imediato para ficar com o neto.
Um abraço a todos os avós, em especial à minha mãe, que é a melhor avó do mundo e a todos os que partiram, que continuem a olhar por nós! 

 

3 comentários

  1. Lamento a perda da tua avó, é sempre uma enorme tristeza ver partir os que mais amamos!
    As melhoras do Dinis!
    Infelizmente as minhas filhas crescem sem uma convivência de maior com os avós...os paternos porque estão longe e porque a idades deles avança e já lhes custa fazerem tantos kilómetros e os maternos porque, apesar de perto estão "longe"!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sandrine;) infelizmente, ainda há muito avós afastados dos filhos. Os meus só podem contar com uma, mas que vale por 4. Beijs

      Eliminar
  2. Também acho cada vez mais, dado ao nosso horário carregado, que quem educa os nossos filhos são os avós. Estragam com mimos? Não acho. Desde quando o amor estraga alguém? Estraga sim a falta dele!

    ResponderEliminar

Blogs Portugal