0

8 dicas para voltar à rotina da escola

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Agora que já desabafei aqui e já tirei umas horas da tarde só para mim, estou de volta para vos dar algumas dicas (se é que não sabem) para os miúdos voltarem à rotina. Claro que depende das idades, no entanto, depois das férias, são poucas as famílias que não têm de voltar a organizar-se.

1. Horas de dormir 
Na semana anterior ao início da escola, começar a mudar o chip, tentando deitar o seu filho à hora habitual. Pode ser uma transição progressiva, 15 ou 30 minutos cada dia. Consequentemente, a hora de levantar já irá ser mais cedo. Se as crianças vão deixar de dormir a sesta, começar também a encurtar o tempo da mesma em casa.

2. Falar nos amigos
A melhor forma das crianças recordarem a escola, é falar nos amiguinhos, na educadora (se for a mesma) ou nas brincadeiras. Assim, poderão sentir saudades da escola.

3. Comprar o material escolar e a mochila com os filhos 
Ao participarem na escolha da mochila e do material, as crianças tornam-se mais motivadas para voltarem à escola.

4. Planear refeições saudáveis em casa
As primeiras semanas de (re)começos não são fáceis para ninguém. Poderá haver mais birras, sonos trocados, crianças rabugentas e ter as refeições planeadas com antecedência, permitirá ter mais tempo livre para os filhos, ou se for necessário, dar-lhes o jantar mais cedo para se deitarem. Depois das férias, onde geralmente há maior liberdade no consumo de doces, devemos dar preferência aos alimentos saudáveis, pouco processados e com açúcar naturalmente presente. 

5. Não fuja na hora da despedida
Depois de algum tempo em casa, é normal que lhes custe separar-se dos pais. Despeça-se do seu filho, diga-lhe adeus, mesmo que lhe custe muito e que  fique a chorar. Dei-lhe um beijinho, mostre-se segura e diga que o vai buscar mais tarde. 

6. Adaptação gradual 
Se vai levar o seu filho, pela primeira vez, para a creche ou jardim de infância, faça uma adaptação gradual. Nos primeiros dois dias, só até à hora de almoço e assim, sucessivamente.

7. Não demonstre ansiedade
Para muitas famílias, o voltar à escola é um momento de ansiedade. É um mês de muitos gastos, de recomeços, de escolha e reorganização de horários das actividades extracurriculares dos filhos, o que pode transmitir alguma ansiedade. Evite, para que o seu filho não associe a escola a uma etapa de stress.

8. Voltar à escola não implica deixar de ter tempo para brincar livremente 
Nas primeiras semanas, em que os dias ainda se mantêm compridos, tente ir buscar o seu filho mais cedo à escola para um passeio no parque. Não ocupe todas as tardes com actividades extracurriculares para que tenham tempo livre para brincar. 










Sem comentários

Enviar um comentário

Blogs Portugal