1

Guardar ou não, tudo o que os filhos fizeram na escola?!

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Chegamos ao final do ano lectivo e deparamo-nos com capas, dossiers, folhas, cartolinas, livros e afins, cheios de verdadeiras “obras de arte” dos nossos filhos. Pode até ser um risco ou uma garatuja, mas foi a primeira vez que pegou num lápis de cor. Mudamos a folha, encontramos uma espécie de vagem de ervilha, mas diz lá, escrito pela educadora, que desenhou a mamã, pela primeira vez. A primeira vez que desenhou a figura humana, outra vez que escreve uma letra, outra que escreve o nome e quando damos por isso estamos a babar em cima dos trabalhos e queremos guardar tudo. E ponha o dedo no ar, quem aos 20 anos, não gostou de vasculhar as coisas na casa da mãezinha e encontrar notas, cadernos de apontamentos, composições livres, ditados com zero ou vinte erros.... Mas, se guardarmos tudo ano após ano, onde colocamos tanta coisa?! Saímos de casa para haver espaço para o material dos últimos 15 anos lectivos, no mínimo, multiplicado pelo número de filhos?! Como fazem, minha gente?!! É que, o monte de sabedoria dos meus filhos, ainda agora começou, e já está a acumular-se porque não fui capaz de me desfazer de nada. 

Há várias hipóteses:

- Guardar fotografias, se possível todas formato digital e as preferidas, as de grupo, também em formato de papel.

- Guardar as avaliações de todos os trimestres num dossier, ou simplesmente a avaliação final de cada ano lectivo. 

- Durante a creche e pré-primária, guardar três desenhos à sorte, por cada ano, ou caso prefiram, escolher três desenhos que gostem mais.

- Na fase da escrita, acho que faz sentindo guardar a primeira vez que escreveram o nome e depois um texto por cada ano lectivo, para vermos a evolução, que deve ser incrível!! 

- E por fim guardar todos os trabalhos incríveis em 3D e as experiências electrónicas que os paizinhos fizeram, para quando naquela idade difícil da adolescência, nos atirem à cara que tiveram más notas porque nunca fizemos nada por eles, nós mostrarmos esses trabalhinhos.

Digam de vossa justiça, que tipo de mães são, as que guardam tudo, as que escolhem e organizam ou as que jogam tudo fora?? 




1 comentário

  1. Olá, nós cá por casa feliz ou infelizmente guardamos tudo, pois dá-me dó mandar o que quer que seja fora. Ainda para mais porque a minha pequena Constança começou a escolinha pela primeira vez assim que chegamos a França, então foi uma experiência completamente nova. Primeira vez na creche e uma língua completamente diferente, apesar do meu grande medo, tudo correu lindamente e fala já muito bem o francês. Acho que tão cedo não conseguirei desfazer-me de nada.

    ResponderEliminar

Blogs Portugal