0

Acabar com as noites mal dormidas

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Em relação ao sono, os trigémeos já passaram por fases muito distintas. Aliás corrijo para, o Diego e a Maria já passaram por diferentes fases, porque o Dinis para dormir é uma paz, desde que os mudei para o quarto deles, aos 6 meses, nunca mais acordou durante a noite. É daqueles bebés que adormecem sozinhos e esperam caladinhos até os pais aparecerem no quarto. E, realmente é a nossa sorte, porque se não já estaria numa cama da psiquiatria. Sendo mãe de três gémeos, sempre fui muito exigente com os horários, principalmente na hora da sesta, a qual não abdico e na hora de ir para a cama. Os meus filhos no inverno, às 8h30 já estão na cama e no verão deitam-se por volta das 9h. E só assim, é que nós conseguimos ter algum tempo como casal, jantar e destressar.
O Diego e a Maria já dormiram a noite quase toda, só acordavam para comer, mas quando fizeram 1 ano, coincidente com o meu regresso ao trabalho, as noites cá em casa, começaram a piorar. Nunca tiveram grandes dificuldades em adormecer mas ora acordavam aos gritos, os tais famosos terrores nocturnos, ora simplesmente acordavam porque lhes apetecia passar duas horas a berrar. Passava mais de metade da noite levantada, do meu quarto para o deles e assim repetitivamente. Sempre que ouvia um "ai" levantava-me a correr para não correr o risco de ter os três acordados. Mas esta fase foi sempre piorando, e quando demos por nós, andávamos a espalhar bebés por todos os berços da casa, inclusivé no nosso quarto. Não resultou, de facto, piorou e no Verão, quando já estava a chegar ao limite, tentei procurar ajuda. Resolvi então, comprar o livro da Filipa Sommerfeldt Fernandes "10 dias para ensinar o seu filho a dormir". De todos os livros que vi, este era o que mais se adequava à idade do trio. Pessoalmente não trouxe grandes novidades, mas trouxe-me muitas mais certezas do que estava a fazer mal e do que estava a fazer bem. Não! Só por lerem o livro, os vossos filhos não começam a dormir a noite toda em 10 dias,  mas acho que com as  dicas que são dadas por étapas, e com os testemunhos de outros pais, tudo é possível. De facto, eu mudei algumas coisas com a leitura do livro, tal como não tirá-los da cama para outro quarto. Se resultou? Resultou, mas também passei muitas horas a dormir no chão do quarto do trio e ainda hoje passo! Infelizmente, os meus filhos continuam a não dormir a noite toda, mas são três, tudo é mais difícil e ainda não há livros com dicas para regular o sono de trigémeos. Mas já me dou por vitoriosa, o facto de haver noites de me levantar apenas uma ou duas vezes, em vez de oito ou dez. 
Para quem passa por este tormento das noites em claro, considero um livro muito útil e acessível e que pode mudar a nossa vida. 


Sem comentários

Enviar um comentário

Blogs Portugal