7

Em contagem decrescente e não é para o Natal

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A Maria e o Diego usam chupeta desde o dia que nasceram, com 27 semanas. Apesar de não usarem em demasia (não são daquelas crianças que andam o dia todo com a chupeta na boca), já lhes está a causar alterações. Ambos apresentam uma mordida aberta, com ligeira projecção da língua, que lhes causa alterações na articulação de alguns sons (pronto, neste momento deixei de ser mãe é passei a terapeuta da fala), assim como no modo de respiração. Também sei que são muito pequenos e foram prematuros, mas como se prevê algumas mudanças no próximo ano, como o desfralde, não devemos fazer tudo em simultâneo. 
Por estes motivos, e pelo facto de ambos termos uns dias de descanso pelo Natal, colocámos uma data para começar o desmame da chupeta. Sinceramente, não estou muito preparada para umas belas birras e mais umas noites sem dormir, mas tem de ser! Pensámos em começar por cortar ligeiramente a ponta da chupeta para ver o que acontece. Se não resultar, será mesmo pelo método mais radical, as chupetas desaparecem. Ainda pensei em dizer que o Pai Natal levava as chupetas, mas tenho receio que associem o Pai Natal a uma experiência ainda mais negativa, já que este ano nem se aproximam dele. 
Contem-me as vossas experiências e dicas! Faltam 2 dias!




7 comentários

  1. Boa noite. Com as minhas meninas ate correu muito bem. Cortei as chupetas mas um corte valente e disse que tinha sido o bicho das chupetas. E numa semana consegui tirar a chupeta as duas.

    ResponderEliminar
  2. http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt/index.php?id=3863&tx_ttnews%5Btt_news%5D=3084&tx_ttnews%5BbackPid%5D=3861&cHash=b94981f556

    ResponderEliminar
  3. Com a minha filhota até foi fácil. A chupeta foi oferecida ao pai natal. Fez um lindo embrulho e deixou na árvore de Natal com uma carta ao pai Natal em que dizia que estava crescida e que por isso o pai Natal podia oferece las ao meninos pequenos. A noite não foi fácil mas de cansaço lá adormeceu. Na manhã seguinte lá estava um presentinho especial acompanhado por uma carta do pai natal a agradecer o presente. Claro que nas noites e birras seguintes lá saia "eu quero a minha chupa" e nós la dizíamos que não tínhamos porque o pai natal deu aos meninos pequeninos. Os dias passaram e a chupeta deixou de fazer falta. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  4. Os meus gemeos (prematuros de 30 semanas) tb sempre usaram, mas apenas para dormir, durante o dia não, por volta dos 18 meses a minha mãe (que é daquelas que acha que eles não podem andar de chucha ate muito tarde pq podem ficar com os dentes tortos e porque era ela que estava com eles durante o dia) um dia resolveu por iniciativa própria tirar-lhes a chucha na sesta da tarde. À noite eu confesso que fiquei sentida pq achei que não devia ser uma decisão dela e quando eles à noite começaram a pedir, etc, isto a meio de uma semana de trabalho, não estive para me chatear e dei-lhes à noite, seguiram-se uns dias em que eles já só pediram a chucha quando eu estava em casa e sabiam que eu dava, depois como vi que a coisa ate estava fácil acabei por lhes dizer que estavam a ficar estragadas e tinham que ir para o lixo e pronto, foi mesmo fácil, sem birras, sem stress, nem nada...de vez em quando pediam e eu dizia que já não tinha e pronto nada de mais. Ou seja, aquilo que a minha mae achava que ia ser um drama acabou por ser fácil. Ainda assim, acho que tiramos um pouco cedo de mais pq de noite, ainda hoje com 5 anos, um deles chucha na língua, sempre associei à falta do consolo da chucha, não sei se será ou não, mas achei que não devia voltar atrás na decisão, uma vez que a senhora minha mae, ainda que sem o meu acordo, tomou aquela decisão e achei por bem não contrariar para eles não ficarem com manhas.

    ResponderEliminar

Blogs Portugal