0

Dia internacional de sensibilização para o Método Canguru

domingo, 15 de maio de 2016

Apesar de hoje só se falar do 35 título do benfica, comemora-se também o dia Internacional da Família e o dia Internacional do Método Canguru, termo muito familiar  para os pais e familiares de bebés que nasceram prematuramente. Em Canguru, o bebé e a mãe voltam a sentir que pertencem um ao outro, como se continuassem juntos, através do contacto pele a pele. Desta forma, o bebé diminui os seus níveis de stress, acalma, o que promove o crescimento e desenvolvimento neurológico.  Para nós pais é um momento mágico, quando os sentimos juntos a nós, mesmo que rodeados de tubos e máquinas ruidosas. 
O meu primeiro Canguru foi com a Maria, porque era a que estava mais estável, 6 dias após o nascimento, no entanto há pais que apenas têm essa experiência passado semanas ou meses. Todos os dias, me dirigia para a unidade e passava no mínimo 2horas com cada um, no Canguru, pele com pele, sentindo a sua respiração e antecipando bradicardias e baixas de saturação. Recordo-me do Dinis, que em Canguru, relaxava tanto que deixava de respirar. Assim que sentia no meu peito essa paragem, estimulava-o nas costas e as máquinas já não apitavam. Foram momentos dolorosos no momento, mas que nos ajudaram a conhecer os nossos filhos e a estreitar laços que se separaram às 27 semanas de gestação. 
Um obrigado a todos os profissionais que incentivam o Canguru e um abraço forte a todos os pais que amanhã se dirigirão para as Ucin para sentir os seus filhos no seu peito, pele a pele. 

 

 

 

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogs Portugal