4

A difícil tarefa do desfralde nocturno

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Neste momento, já devem estar a fazer contas aos anos do trio e a pensar, mas com quase 5 anos ainda usam fralda à noite?!! Sim, os três! E sinceramente, não prevejo que esta etapa seja concretizada dentro de dias, nem semanas. A Maria foi a primeira a manifestar vontade de deixar a fralda à noite e de facto, acordada, não deixa colocar. Mas depois, faz-me levantar durante a noite (ainda mais vezes que o habitual) para a colocar a fazer xixi, e nada. Desperta, diz que não tem xixi, abro a torneira da água na esperança de lhe dar vontade, grita que não quer e nada. Volta para a cama e passado um tempo, faz na cama. Solução, voltar a colocar a fralda. O Dinis e o Diego já falam no assunto, mas continuam a ensopar (literalmente) a fralda da noite. Já tivemos um avanço, consegui tirar o leite da noite, no entanto ainda bebem alguma água depois das 18h. Já lhes expliquei que para deixar a fralda, nao podem beber água, mas eles refilam, com razão, que têm sede. 
O não desfralde nocturno aos 4 anos e meio é sempre daqueles assuntos que fazem revirar os olhos a qualquer pediatra e/ou psicólogo, mas sinceramente (se calhar erradamente) não é um tema com o qual esteja muito preocupada. Acredito, que não irão dormir à casa da(o) namorada(o) de fralda, por isso, tranquila. Claro que gostaria de poupar uns euritos em fraldas, mas também tenho a certeza de que o que pouparia, gastaria em água e luz a lavar lençóis, por isso vamo-nos aguentando nesta batalha sem pressão. Já para não falar do dormir, porque se às excursões que fazemos pelo corredor a levar e trazer crianças da nossa cama, somarmos as idas à casa-de-banho, resta-nos a meia hora entre o primeiro e o segundo toque do despertador. 
Deixando de brincadeiras, se tiverem dicas, aceito!!!



4 comentários

  1. Dicas para desfralde não tenho, ainda não entrámos nessa fase. Mas, apesar do trio ter já 4 anos, há que ter em conta que foram prematuros, o que influencia (e muito!). A meu ver, quanto mais pressão, pior. Há-de chegar o tempo deles! Mas claro, sempre com a supervisão de alguém da área, só para descarte de outros problemazitos. Beijinhos e força nisso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha. Também acho que devo dar mais tempo para que amadureçam. Dar tempo, mas com alguma consciência do que poderá deixar de ser normal!

      Eliminar
  2. Olá! Antes de mais, parabéns pelos filhotes lindos que tem! Eu também passei pela mesma situação com ambos os meus filhos. Também stressei muito no início, até que desisti de tentar, mas não voltei a colocar a fralda. Acho que não é o ideal, entendo como sendo um retrocesso. Claro, durante muito tempo, tive camas para mudar, sobretudo quando não chegava a tempo de os levar à casa de banho. Aos poucos, foram acordando sozinhos e pedindo para irem à casa de banho, até que chegou o dia em que simplesmente, do nada, deixaram de fazer chichi na cama. Sem pressões! Por isso, não stresse, é normal, as crianças não são todas iguais, cada uma tem o seu ritmo, e nós temos que saber respeitá-lo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha Elisabete. Também concordo que voltar a colocar a fralda é um retrocesso, mas faço-o porque nem eu, nem eles (acho) estão preparados. Ao longo das semanas tem se notado diferença na quantidade de xixi, por isso vamos esperar mais um pouco. ☺️

      Eliminar

Blogs Portugal