2

É meu!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Depois das palavras "mamã" e "não", a expressão "é meu!", é a mais ouvida cá em casa! É "meu papá", é "meu abó", é "meu bola", é meu tudo! A autonomia e o crescimento trazem coisas boas e más, e de facto há muitos dias que me sinto quase bipolar; ora desejo parar o tempo nos dois anos, ora estou desejosa que o tempo passe e tenham 6 anos ou mais para que sejam independentes (consciente de que em todas as idades existem problemas e dificuldades)!
Nesta fase, já tem a perfeita consciência do que é seu, do que é do irmão ou irmã, ou do que é de todos mas quer que seja dele! Esta noção traz imensos conflitos entre as crianças, e principalmente cá em casa, porque todos têm a mesma idade, todos são "donos" de tudo e nenhum quer partilhar. Há dias que já não sei o que fazer, se os separar nas brigas por brinquedos, se ter sempre brinquedos a triplicar, apesar de ser contra essa política e não resultar, se..se...!O que é certo, é que eles têm a cara toda arranhada, e a maior parte das pessoas  perguntam se andam a brincar com os gatos! 
As teorias são sempre fáceis no papel mas na prática não são assim tão lineares. Aconselham sempre a incentivar a criança a partilhar um brinquedo, a partilhar algo que tenha em grande quantidade e a dividir tarefas. Os meus filhos cresceram a partilhar o espaço na minha barriga, crescem a dividir a atenção da mãe e do pai e mesmo assim, não aprendem a partilhar! Parece é que ainda disputam mais pelo mesmo. 
Sei que faz parte do crescimento, e que é bom sinal, mas há dias e dias. 
Alguém a passar esta fase e com conselhos práticos? 




Camisas e vestido Lanidor

2 comentários

  1. A fase do "é meu" tambem estou a passar... mas nao tenho a triplicar!! Imagino q n seja tarefa facil.

    ResponderEliminar
  2. Sim Joana, também passamos por isso a triplicar cá em casa! Particularmente com a de 5 anos que tem muita dificuldade em emprestar o que é dela com as manas e as manas por sua vez entre elas! Há brinquedos que não compro a triplicar mas há coisas que são inevitáveis! Por norma também as vou deixando gerir entre elas mas quando se "esticam" tenho de intervir, seja entregando o brinquedo a quem estava com ele a brincar primeiro, seja ficando eu com o brinquedo! Há que ter muita paciência, mas por vezes é de ir à loucura!

    ResponderEliminar

Blogs Portugal