4

Escola das 8 às 19h30

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O governo anunciou que pretende alargar o horário das escolas de segundo e terceiro ciclos até às 19h30, nos próximos quatro anos, de carácter opcional. Sinceramente, considero uma medida positiva para aqueles pais que têm horários tardios e que não têm onde deixar as crianças, mas que fosse cumprida com rigor, e  que as actividades extra-curriculares não fossem para "encher chouriços", desculpem a expressão, como se vê por aí nas escolas de primeiro ciclo. No entanto, lamento mais uma vez a política deste país, que supostamente está preocupado com a baixa taxa de natalidade. Preocupam-se com os estudos que indicam que os pais passam pouco tempo com os filhos, que não querem ter mais filhos porque não têm tempo para eles, que as crianças e jovens dormem pouco, no entanto são incapazes de tomar medidas para reverter a situação. Pelo contrário, quanto mais tempo na escola melhor! Tenham filhos, que a escola cuida! E brincar? 
Não tarda, estão a oferecer o jantar e caminha lavada, para que os pais possam trabalhar mais umas horas! 




4 comentários

  1. Concordo plenamente contigo, acho inadmissível saídas da escola às 19h30! Afinal as crianças são crianças e precisam de tempo para serem crianças...

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente. No entanto é um assunto com pano para mangas, as opiniões podem ser as mais diversas. Um tema que vou evitar debater com alguns amigos ;) bjs

    ResponderEliminar
  3. Será que precisamos de escolas onde os pais possam, por necessidade profissional, "despejar" os filhos, ou precisamos de empregos em que a vida pessoal seja respeitada?

    ResponderEliminar
  4. Esta medida é um pau de dois bicos. Por um lado estão os pais que realmente têm horários muito alargados e que ao não terem quem vá buscar os filhos apoiam esta medida. Por outro lado estão as crianças, pobres crianças que são obrigadas a estar fechadas num local de ensino tantas horas diárias. Crianças que apresentam uma carga horária superior à de qualquer adulto e que não conseguem brincar e ser crianças. Realmente o governo deveria promover medidas para os pais com filhos em que ajudava os pais a estarem presentes na vida dos filhos e não ajudar o empregador a ter trabalhadores com filhos a trabalhar horas e horas sem fim.

    ResponderEliminar

Blogs Portugal