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Como estimular a linguagem das crianças (parte I)

terça-feira, 11 de julho de 2017

É impossível imaginar a vida humana sem linguagem. No entanto, a capacidade natural de adquiri-la não significa que o desenvolvimento da linguagem não seja influenciado pelas experiências e vivências a que uma criança é exposta. Por esta razão, e sendo este um blog de uma mãe que também e terapeuta da fala, deixo-vos algumas dicas para estimular a linguagem. 

No primeiro ano de vida

No início de vida do bebé, o choro é a principal meio de comunicação, no entanto aos poucos e poucos vão surgindo alguns sons guturais de forma involuntária. A partir dos 6 meses, altura em que o bebé já reconhece a maior parte das vozes mais familiares, começa a procurar alguma interação. Responde quando se chama pelo seu nome e inicia o palrar de sons como o /p/, /b/, /g/ e /k/. A presença do riso e gargalhada é cada vez mais frequente em momentos de brincadeiras e os gritos são utilizados para chamar a atenção e como forma de reacção ao que observa. Já próximo de um ano pode começar a produzir as primeiras palavras e compreende o "não".

Como estimular:

Muita conversa durante o banho, durante a alimentação e durante o vestir. Explicar o que se está a fazer com frases simples e curtas. Brincar de frente a frente com o bebé, sem distractores, produzindo sons, palavras com entoações diferentes ou utilizando o toque. Pode recorrer a brinquedos sonoros e luminosos com os sons de animais e objectos, mas tente sempre verbalizar o que está a ver. 

O que evitar:

Sons muito fortes e períodos prolongados de estímulo. Perto de um ano, quando o bebé já tem alguma intenção comunicativa, não seantecipe à vontade do seu filho, espere que ele se esforce a pedir.

Entre 1 e os 2 anos
 
Nesta fase, a criança já compreende ordens simples, principalmente se forem acompanhadas por gestos. Perto dos 18meses, já pode produzir cerca de 20 palavras e começa a formar frases de duas palavras "dá água". Identifica partes do corpo e a imitação de sons dos objectos é cada vez mais frequente. Aos 2 anos, já produz cerca de 50 palavras ou mais. Compreende ordens compostas e começa a usar frases de 3 palavras com verbos. A fala é muitas vezes ininteligível, ou seja, que não se percebe. Tenta cantarolar.

Como estimular:

Leia histórias ou descreva as imagens dos livros. Pergunte "Onde está o...?" Cante e ouçam músicas infantis com coreografias associadas. Pode começar a ver desenhos animados por períodos curtos de tempo e acompanhado. Diga o nome dos objectos e explique para que serve. Utilizar uma linguagem simples e correcta.

O que evitar:

Evitar antecipar-se ao desejo da criança e falar de forma abebezada, utilizando palavras infantis, como popó em vez de carro e papa em vez de comer. Se a criança usa chupeta, esta é a altura ideal para ser retirada, uma vez que pode influenciar na articulação dos sons.

2 a 3 anos

Produz pelo menos 250 palavras e começa a construir frases de três palavras com recurso a verbos, preposições e plurais. Conhece algumas cores e compreende as noções espaciais "em baixo" "em cima", "à frente", "atrás", mesmo que as confunda a expressá-las. Sabe o nome, o sexo e a idade. Nesta altura pode surgir uma ligeira disfluência (gaguez). 

Como estimular:

Converse muito com a criança perguntando o que fez durante o dia, o que comeu, com quem brincou... Repita o que o seu filho lhe disse, de forma correcta e simples. Durante a leitura de histórias, faça perguntas sobre o que já aconteceu e o que poderá acontecer. 

O que evitar:

Evite falar pela criança e em situações de gaguez, evite completar frases, interromper para pedir para respirar e mostrar impaciência ou frustração. 

 
(Dos 3 aos 6 anos irá ser publicado amanhã)

2 comentários

  1. Obrigada pela partilha de conhecimentos...o meu filho tem 18 meses e gosto sempre de saber se a evolução da linguagem será a normal para a idade dele. obrigada

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