8

Como estimular a linguagem da criança (parte II)

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Dos 3 aos 4 anos

Nesta altura a criança já apresenta um vocabulário muito diversificado e já articula correctamente as vogais e maior parte das consoantes. Desenvolve diálogos e conversas mais elaboradas em todos os contextos e começa a questionar e argumentar.

Como estimular:

Aproveitar o jogo simbólico ou imagens para que a criança invente histórias.

O que evitar:

Uso prolongado da televisão e tablets. Utilizar linguagem infantilidade. 

Dos 4 aos 6 anos

O discurso da criança está cada vez mais parecido com o do adulto, em termos gramaticais e de vocabulário. Consegue relatar acontecimentos passados e antecipa outros no futuro. Até aos 5 anos, deverá ser capaz de produzir todos os sons da língua portuguesa, de forma correcta. 

Como estimular:

Deixe a criança falar, relatar e inventar, incentivando a interacção e o diálogo com perguntas e respostas. Utilize conceitos abstractos, emoções e sentimentos nas conversas e brincadeiras. Comece a fazer jogos com palavras, utilizando rimas e lenga-lengas.

O que evitar:

Interromper a criança durante o seu discurso e o uso prolongado de televisão e tablets.

 

8 comentários

  1. Obrigada! A minha filha faz 5 em setembro e faz tudo o que descreve, excepto o som lh. É normal ou devemos procurar apoio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ainda está dentro dos parâmetros normais, no entanto, uma vez que é possível a entrada no primeiro ciclo em Setembro de 2018, aconselho a procurar um terapeuta da fala em meados de Abril, se ainda persistir essa dificuldade. Dessa forma, entrará no 1ano sem alterações. Alguma dúvida, disponha😉

      Eliminar
    2. Obrigada! Ela evoluiu muito, muito desde Maio do ano passado, porque ouvia mal e entretanto foi operada...pelo melhor otorrino do Algarve e arredores!!!! Vu estar atenta e fazer como sugeriu!

      Eliminar
  2. Olá. O meu filho tem 6 anos (acabados de fazer) e não diz o r, por exemplo diz lagato em vez de lagarto. Devo procurar ajuda? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! E produz o /r/ nas palavras carapau, cravo e viver? De qualquer forma, com 6 anos e supondo que entrará em Setembro na escola primária, aconselho a procurar um Terapeuta da Fala para corrigir essa alteração. Alguma dúvida, disponha😉

      Eliminar
  3. Olá. Carapau quase que diz o r, cravo e viver não diz. Poderei fazer algum exercício para o ajudar? Vou também procurar ajuda profissional. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exercícios são difíceis de indicar porque depende da avaliação da articulação. Mas se procurar um colega rapidamente corrigirá e indicará exercícios para fazer em casa. 😉

      Eliminar

Blogs Portugal