Dos 3 aos 4 anos
Nesta altura a criança já apresenta um vocabulário muito diversificado e já articula correctamente as vogais e maior parte das consoantes. Desenvolve diálogos e conversas mais elaboradas em todos os contextos e começa a questionar e argumentar.
Como estimular:
Aproveitar o jogo simbólico ou imagens para que a criança invente histórias.
O que evitar:
Uso prolongado da televisão e tablets. Utilizar linguagem infantilidade.
Dos 4 aos 6 anos
O discurso da criança está cada vez mais parecido com o do adulto, em termos gramaticais e de vocabulário. Consegue relatar acontecimentos passados e antecipa outros no futuro. Até aos 5 anos, deverá ser capaz de produzir todos os sons da língua portuguesa, de forma correcta.
Como estimular:
Deixe a criança falar, relatar e inventar, incentivando a interacção e o diálogo com perguntas e respostas. Utilize conceitos abstractos, emoções e sentimentos nas conversas e brincadeiras. Comece a fazer jogos com palavras, utilizando rimas e lenga-lengas.
O que evitar:
Interromper a criança durante o seu discurso e o uso prolongado de televisão e tablets.
Obrigada! A minha filha faz 5 em setembro e faz tudo o que descreve, excepto o som lh. É normal ou devemos procurar apoio?
ResponderEliminarOlá! Ainda está dentro dos parâmetros normais, no entanto, uma vez que é possível a entrada no primeiro ciclo em Setembro de 2018, aconselho a procurar um terapeuta da fala em meados de Abril, se ainda persistir essa dificuldade. Dessa forma, entrará no 1ano sem alterações. Alguma dúvida, disponha😉
EliminarObrigada! Ela evoluiu muito, muito desde Maio do ano passado, porque ouvia mal e entretanto foi operada...pelo melhor otorrino do Algarve e arredores!!!! Vu estar atenta e fazer como sugeriu!
EliminarAinda bem😉
EliminarOlá. O meu filho tem 6 anos (acabados de fazer) e não diz o r, por exemplo diz lagato em vez de lagarto. Devo procurar ajuda? Obrigada
ResponderEliminarOlá! E produz o /r/ nas palavras carapau, cravo e viver? De qualquer forma, com 6 anos e supondo que entrará em Setembro na escola primária, aconselho a procurar um Terapeuta da Fala para corrigir essa alteração. Alguma dúvida, disponha😉
EliminarOlá. Carapau quase que diz o r, cravo e viver não diz. Poderei fazer algum exercício para o ajudar? Vou também procurar ajuda profissional. Obrigada!
ResponderEliminarExercícios são difíceis de indicar porque depende da avaliação da articulação. Mas se procurar um colega rapidamente corrigirá e indicará exercícios para fazer em casa. 😉
Eliminar